A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta no próximo sábado (08), às 16h, no vão livre do Museu Oscar Niemeyer, o quinto concerto da série “OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart”, com regência do maestro convidado Matheus Carneiro. A entrada é gratuita e aberto ao público, sem ingressos.
Este será o penúltimo concerto da série, que integra a programação comemorativa dos 40 anos da OSP. O encerramento acontece no dia 6 de dezembro, também no Museu Oscar Niemeyer, no mesmo dia e horário.
No programa serão apresentadas duas obras que marcam o auge do classicismo europeu: a “Sinfonia nº 29 em Lá maior”, de Mozart, e a “Sinfonia nº 104 em Ré maior”, de Franz Joseph Haydn.
A primeira, composta por Mozart em 1774, é uma das obras que melhor expressam a leveza e o equilíbrio típicos de sua fase juvenil, marcada por refinamento melódico e elegante formal. É dividida em quatro movimentos: Allegro moderato, Andante, Menuetto: Allegretto, Trio e Allegro con spirito. Ela é considerada como uma obra que evidencia o domínio precoce do compositor sobre a linguagem sinfônica.
Em seguida, o público confere a sinfonia conhecida como “Londres”, de Joseph Haydn, um dos fundadores do período clássico e grande amigo de Mozart. Escrita em 1795, foi a última sinfonia do autor e sintetiza sua maturidade artística, unindo vigor rítmico, equilíbrio formal e temas inspirados na música popular.
Maestro convidado
Recém-premiado no I Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky promovido pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, Carneiro é atualmente regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Atua também como regente convidado do grupo de metais do projeto Música de Câmara São Paulo.
Natural de São Caetano do Sul, iniciou seus estudos musicais aos nove anos no projeto Bandas e Fanfarras junto com o pai e, aos dez, ingressou no Instituto Baccarelli, onde atuou como trompetista em diversas formações, chegando à Orquestra Sinfônica Heliópolis aos 12 anos. Ao longo da carreira, teve contato com maestros renomados como Claudio Cruz, Isaac Karabtchevsky, Zubin Mehta, Marin Alsop, Thomas Dausgaard e Julian Rachlin.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias


