O deputado federal Pedro Lupion assinou nesta terça-feira (29) a ficha de filiação ao Republicanos. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária foi eleito em 2022 pelo Progressistas (PP) e deixou o partido amigavelmente, obtendo uma carta de desfiliação, que permite a parlamentares trocar de legenda sem a perda do mandato.
A cerimônia da filiação de Lupion contou com as presenças de lideranças nacionais, como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e também regionais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).
O grande nome nacional do Republicanos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, informou um imprevisto e não pôde comparecer à cerimônia, relatou no evento o presidente nacional Marcos Pereira, que é deputado federal por São Paulo.
Lupion vai assumir ainda a presidência estadual do Republicanos no Paraná, substituindo o empresário e e ex-deputado federal Marcelo Almeida. Com a filiação mais recente, o partido passa a ter dois deputados federais pelo Paraná – o outro sendo Diego Garcia.
Além disso, o Republicanos conta com uma bancada de dois deputados estaduais – Alexandre Amaro e Cantora Mara Lima.


