A Polícia Científica está sob nova direção. A corporação será comandada por Ciro José Cardoso Pimenta, até então diretor operacional. Ele substitui a Luiz Rodrigo Grochocki, que esteve à frente da instituição desde 2019.
A troca no comando foi oficializada em uma cerimônia realizada na segunda-feira (27). A gestão de Grochocki, lembrou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, conduziu a corporação em um período de consolidação tanto de estrutura e pessoal quanto de arcabouço legislativo.
O novo diretor-geral afirmou que assume com o desafio de conduzir a Polícia Científica em um momento de alta na demanda por segurança pública e eficiência nos processos periciais.
“Estamos recebendo novos servidores neste fim de ano e pretendemos continuar contribuindo com o sistema de segurança pública e com o sistema de justiça, mantendo a equipe sempre integrada, trabalhando com as demais forças de segurança”, afirmou o novo diretor-geral.
Currículo
Ciro Pimenta entrou na Polícia Científica em 2009, atuando na Unidade de Execução Técnico-Científica de Foz do Iguaçu e na Seção de Perícias de Local de Crime de Curitiba, que chefiou até 2015, além de realizar plantões em Cascavel, Umuarama e Guarapuava. Em 2015 assumiu o cargo de diretor de Interior, onde permaneceu por um ano. Após esse período, voltou à chefia da Seção de Perícia de Local de Crime e, em 2019, assumiu a Direção Técnica da Capital.
De 2020 a 2022 atuou como assessor da Polícia Científica na Secretaria da Segurança Pública e, posteriormente, assumiu a direção do extinto Instituto de Criminalística. Com a concretização da Lei Orgânica da Polícia Científica, passou a ocupar o cargo de diretor operacional.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


