A terceira unidade do Poupatempo Paraná, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, já tem data de início dos atendimentos. O público terá à disposição mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas a partir desta quinta-feira (30), no Shopping Palladium. Será a terceira unidade aberta no Estado, ao lado de Curitiba e Londrina.
O Poupatempo de Ponta Grossa funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no piso CO do Shopping Palladium (Rua Ermelino de Leão, 703 – Olarias). A inauguração oficial está marcada para o dia 4 de novembro. São 30 atendentes e capacidade para mais de 1,5 mil atendimentos por dia.
O primeiro Poupatempo foi inaugurado no dia 2 de outubro, em Curitiba, no Shopping Estação e, em menos de um mês aberto, já superou a marca de 1,5 mil Carteiras de Identidade emitidas e ultrapassou 3,7 mil atendimentos presenciais, com índice de satisfação de 99% entre os usuários. O segundo, em Londrina, no Norte, será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (31).
O espaço reúne, em um único ambiente, mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas. Quem precisar de serviços da Copel, por exemplo, poderá solicitar ligação nova de energia, mudança de titularidade, emissão de segunda via da fatura e atualização de dados cadastrais. Já os atendimentos da Sanepar incluem solicitação de ligação de água e esgoto, verificação de consumo, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.
Na área de educação, os pais poderão efetivar as matrículas de estudantes nos colégios estaduais, solicitar histórico escolar, diploma e transferência escolar. Além disso, haverá atendimentos da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital.
Os usuários também poderão acessar serviços do Detran-PR, como emissão e renovação da CNH, transferência de veículos, pagamento de taxas e multas. Em relação aos automóveis também podem solicitar o parcelamento do IPVA.
Já a Cohapar oferece atualização de cadastro de mutuários, consulta à inscrição em programas habitacionais e informações sobre o programa Casa Fácil Paraná, que facilita o acesso à moradia própria para famílias de baixa renda.
Outros órgãos, como o Instituto de Identificação, o Procon-PR, a Receita Estadual, a Paranaprevidência e o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná também terão serviços disponíveis, garantindo amplo acesso às principais demandas da população em um único espaço. A lista completa dos serviços disponíveis pode ser conferida no poupatempo.pr.gov.br.
Onde serão as próximas unidades
Ao todo, serão 20 espaços do Poupatempo Paraná, previstos para operação até março de 2026, com capacidade para atender até 7 milhões de cidadãos por ano – cerca de 27 mil por dia.
A partir de novembro, devem entrar em operação o segundo ponto na capital, no bairro Pinheirinho, e as unidades de São José dos Pinhais e Maringá. As cidades de Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária devem iniciar as operações em dezembro.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


