Começa nesta terça-feira (28), a nova rodada de oficinas comunitárias da revisão do Plano Diretor de Curitiba. O primeiro encontro será na Rua da Cidadania do Cajuru, a partir das 18h30, e o calendário completo pode ser conferido no site do Plano Diretor. Antes dele, às 14h, a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pelo processo de revisão, organiza a oficina de Imersão Urbana.
Nesta fase, os participantes das oficinas terão oportunidade de discutir as propostas que irão subsidiar a nova lei do Plano Diretor, que reúne as diretrizes do desenvolvimento urbano sustentável da cidade. A participação é aberta a toda a comunidade e as reuniões serão realizadas nas Ruas da Cidadania das administrações regionais até 18 de novembro.

Em julho e agosto, as oficinas de diagnóstico reuniram quase 3 mil contribuições, que foram consolidadas em 50 desafios, apresentados à população na audiência pública no dia 9 de outubro, no Memorial Curitiba.
A comunidade também pode avaliar e elencar os desafios prioritários na consulta online, por meio da Plataforma Conecta.
Também estão previstas as oficinas livres de propostas, que podem ser organizadas de forma independente do calendário das comunitárias, por grupos da sociedade civil organizada, entidades, associações de classe, movimentos sociais, representantes da academia ou do setor produtivo. O material de apoio e orientação para a condução dessa modalidade de oficina está disponível no site do Plano Diretor.
Visão de Futuro
Como parte do processo de revisão do Plano Diretor, as equipes técnicas da Prefeitura e a comunidade também concluíram a visão estratégica de futuro para a cidade, com definição de objetivos e metas.
Nas oficinas realizadas no Memorial de Curitiba, entre 13 e 17 de outubro, ficou estabelecida a visão: “Até 2050, Curitiba será uma referência global de sustentabilidade, qualidade de vida e novação urbana, com inclusão social, integração metropolitana, moradia, renda e trabalho dignos para todos, por meio de parcerias contínuas entre governo, sociedade civil, setor privado e acadêmico” e a missão: “Curitiba é um ambiente biodiverso, seguro e resiliente às mudanças climáticas, onde cidade, pessoas e natureza coexistem em harmonia.”
Para exercer missão e visão, também foram estabelecidos 15 objetivos estratégicos: Curitiba sustentável e de baixo carbono, Curitiba resiliente, Integração verde-azul e biodiversidade, Curitiba saudável e acolhedora, Curitiba Inclusiva e Segura, Curitiba qualificada e próspera, Curitiba Destino Inteligente, Curitiba educadora, criativa e inovadora, Curitiba compacta e estruturada, Mobilidade sustentável, Moradia digna e adequada, Espaços públicos vibrantes e seguros, Identidade, memória e cultura local, Planejamento, governança e gestão democrática e Cooperação metropolitana integrada e solidária.


