A partir desta quarta-feira (29), diversos espaços culturais de Curitiba recebem a programação do DJANHO!, um dos principais eventos de cinema fantástico do País. Até 5 de novembro, curitibanos e visitantes poderão assistir a filmes, palestras e bate-papos, além de participar de festas e mostras temáticas. As atrações vão ocupado o espaço Cadeia Produtiva, vinculado ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o Cine Passeio, a Cinemateca de Curitiba (Sala Groff) e o Museu de Ciências Forenses (antigo necrotérios do IML).
Os ingressos para as sessões do Cine Passeio custam R$ 6 e são gratuitos nos demais espaços, mas é necessário chegar cedo para garantir lugar.
Cerca de metade dos filmes exibidos é do Brasil. Alguns destaques nacionais são os longas de horror Edifício Bonfim, de Lígia e Tomás Wallpaper; Sob o Domínio, de Julio Cesar Napoli; e a ficção científica Consequências Paralelas, de Gabriel França e CD Vallada. “O DJANHO! sempre teve o compromisso de valorizar o cinema nacional, especialmente as produções independentes. É importante que o público veja que existe uma cena viva e inventiva por aqui – e que ela dialoga com o que há de mais interessante no mundo”, avalia o criador do evento Paulo Biscaia Filho.
Curitiba será representada na programação com o longa-metragem “Aloha, Malandro”, de Evandro Scorsin. A trama mistura humor e violência cotidiana e acompanha Jairo, um homem quebrado que sonha em viver em paz no Havaí, mas acaba se envolvendo em um assalto, um romance e uma sequência de crimes acidentais.
Uma das novidades deste ano é a mostra “Máquinas do DJANHO”, dedicada a curtas que exploram o impacto da tecnologia na vida contemporânea. A seleção aborda temas como inteligência artificial, vigilância e o medo do desconhecido nas relações humanas. A programação ainda inclui um circuito de festas com temática de Halloween.
A programação completa está disponível no site do evento.


