Neste fim de semana, o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, no Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba, recebe o espetáculo infantil Plumaje, da atriz e artista latino-americana Ailén Roberto. As apresentações serão nos dias 25 e 26, às 15h. Os ingressos custam a partir de R$ 15 (meia + taxas) e podem ser adquiridos no site do Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro (uma hora antes do espetáculo).
A obra teve como inspiração o conto “A Plumagem dos Pássaros” , do povo Calchaquí (Argentina) e revela acontecimentos que transformaram o mundo e desvela mistérios do universo por meio de cinco histórias tradicionais da América Latina. Entre elas está o conto do Mutum , do povo Yanomami (Brasil), que narra o nascimento da própria Noite, personagem principal do espetáculo. Também fazem parte da narrativa a serpente El Amaru, da mitologia dos Andes; a lenda do pica-pau dos Tehuelches, da Terra do Fogo; e a história da flor sagrada Qantu , do povo Quechua.
Com direção de Cadu Cinelli, fundador do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias , e texto da dramaturga acreana Jamilssa, o espetáculo é resultado de um processo cuidadoso de criação. A pesquisa e tradução dos contos originais foi realizada por Jorgelina Vázquez , que também assina o cenário e os adereços. Ailén Roberto, com vasta experiência na adaptação de narrativas literárias e orais para o palco, costura as histórias por meio da presença simbólica e poética da personagem Noite.


