A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convoca os paranaenses para o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação, que ocorrerá neste sábado (18). A ação vai abranger 326 municípios paranaenses e faz parte da campanha nacional para ampliar a cobertura vacinal da população – outros 30 municípios já realizaram ou farão a ação em outro dia. A meta é aplicar 150 mil doses de vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
Mais de 1.370 salas de vacinação estarão abertas das 8 às 17h e 9.748 profissionais da saúde participarão da iniciativa, que busca atualizar o calendário de imunização de todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes.
Colocar em dia a caderneta de vacinação ajuda a reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização, seguindo as orientações e estratégias de rotina e das campanhas vigentes (influenza, dengue, resgate do HPV e Covid-19) e intensificar a vacinação contra sarampo e febre amarela até 59 anos.
Campanha vai até o fim de outubro
No dia 6 de outubro, o Paraná deu início à Campanha de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31, com a ação intensiva e abrangente neste Dia D (18). As vacinas disponíveis são: hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), pneumocócica 10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, DTP, covid-19 e influenza.
A ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipais pretende incentivar a população a ir até os postos ou unidades de saúde onde serão administradas as vacinas.
Dia Nacional de Vacinação
A data, celebrada nesta sexta-feira (17), é um importante alerta para a população sobre os riscos das baixas coberturas vacinais. A imunização é uma das principais formas de prevenção de diversas doenças, podendo evitar casos graves, hospitalizações e até mesmo mortes.
Confira o esquema de vacinação
Sarampo
12 meses a 29 anos: duas doses (intervalo de 30 dias)
30 a 59 anos: uma dose
Trabalhadores da saúde não vacinados: duas doses, independente da idade
Febre amarela
Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos
Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose (caso não vacinadas)
A partir de 60 anos: uma dose mediante avaliação médica, em áreas de risco
HPV
Dose de 9 a 14 anos e reforço de 15 a 19 anos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias