O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), está analisando os descontos efetuados na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do município para saber se todos foram autorizados. Para isso, o órgão convida esse público a responder um breve formulário on-line sobre o tema.
As perguntas tratam dos descontos verificados em folha, autorização para eles e tentativas de resolver quaisquer descontos indevidos. O objetivo da análise é verificar se tais descontos foram efetivamente autorizados pelos aposentados e pensionistas, bem como identificar quais entidades estão promovendo essas retenções diretamente na folha de pagamento.
Um levantamento inicial feito pelo tribunal identificou que cerca de 7 mil beneficiários possuem descontos consignados em favor de instituições sindicais. Três sindicatos estão entre os principais destinatários desses repasses, os quais poderão ser questionados quanto à legalidade e à regularidade das autorizações.