O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças no domingo (12). Haverá um ateliê de criação voltado para colagem; uma oficina de movimento, desenho e narrativa; e a pintura de painel com canetinha. As ações não precisam de inscrição prévia e acontecerão no Espaço de Oficinas e no Pátio de Esculturas, a partir das 10h30.
O painel para pintura com canetinha ficará disponível no Pátio das Esculturas das 10h30 às 16h30 — e será inspirado no livro “MON em Movimento”, lançado recentemente pelo Museu para favorecer a interação com o Museu em um trajeto único e lúdico pelos seus espaços e pesquisas, de maneira prática e divertida.
O ateliê de criação, por sua vez, será No Espaço de Oficinas, das 11h30 às 15h30. No mesmo espaço, acontecerá a oficina movimento, desenho e narrativa, com três sessões, às 11h, 13h e 14h. A ação será conduzida pelo artista André Mendes, a escritora Priscyla Alma e o ilustrador Leonardo Yoorka, e vai resultar num zine, criado a partir da experiência criativa e sensorial que une diferentes linguagens artísticas, como expressão corporal, colagem e desenho.
Além da programação especial deste domingo, as crianças também poderão se divertir com as esculturas brincantes do MON sem Paredes, na área externa, e a mesa de frotagem na exposição de Poty Lazzarotto (técnica artística de impressão que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície texturizada e, em seguida, esfregar um giz de cera para que a textura do objeto seja revelada), na Sala 6.
Outra atração disponível é a mesa de criação da exposição do artista Gabriel de la Mora (Sala 1), onde os visitantes podem utilizar a matéria-prima disponível para criar suas próprias obras.