Maringá se prepara para a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que começa nesta quarta-feira (8) e vai até domingo (12), na Travessa Jorge Amado, entre as avenidas João Paulino Vieira e Prudente de Morais. O evento terá uma programação diversificada, com mesas literárias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposição de ilustradores, estandes de editoras e livrarias e atrações culturais para todas as idades — além da presença de autores de renome local e nacional.
A programação completa está disponível no site e nas redes sociais do evento.
Entre os destaques literários estão nomes nacionais e internacionais, como Raphael Montes, Mariana Carrara, Ana Guadalupe, Cristino Wapichana e Pedro Salomão. A programação também contará com apresentações culturais de artistas como Estrela Leminski e Téo Ruiz, que unem música e poesia em suas performances.
A literatura local terá destaque por meio do projeto ‘Autores da Nossa Terra’, que reunirá importantes escritores da região, como Tana Moreano, Olga Agulhon, Zeca Grigoletto, Thays Pretti, Piera Schneider, Adrian Brito, entre outros (veja abaixo as atrações da Flim 2025).
Com o tema ‘Entre Mundos’, a edição da Flim deste ano abordará temas contemporâneos da literatura, como saúde mental, sustentabilidade, aquecimento global e a relação entre o livro físico e o digital. Também estarão em pauta questões sociais, cultura e tradições brasileiras, poesia, literatura indígena e infantil, além de debates sobre protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, gênero e ancestralidade.