Termina nesta segunda-feira (6), às 23h59, o prazo para as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Ociosas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Ao todo, a instituição oferece 639 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação. Todo o processo seletivo e os cursos são gratuitos. As informações detalhadas podem ser encontradas no site do processo seletivo.
Vagas ociosas são aquelas decorrentes de transferências, desligamentos e mudanças de turno, entre outros motivos. A ocupação delas será por ordem de prioridade das modalidades: reopção de ênfase (exclusiva para o curso de Música); reopção de curso; reingresso; transferência externa; e aproveitamento de diploma, sucessivamente.
Requisitos
Cada modalidade tem requisitos específicos, aos quais os candidatos devem ficar atentos. No caso dos estudantes de Música que desejam concorrer à reopção de ênfase, é necessário que tenham no mínimo 10% e no máximo 90% da carga horária total do curso cumprida.
Já a reopção de curso destina-se aos discentes que estejam regularmente matriculados — com matrículas ativas ou trancadas — e que tenham cumprido de 20% a 50% da carga horária do curso de origem. A classificação será de acordo com os critérios específicos do curso de destino. Nesta modalidade, não podem participar discentes que já tenham ingressado anteriormente via Processo Seletivo de Vagas Ociosas.
O reingresso é a modalidade destinada a ex-discentes da UNILA que tenham tido seus vínculos cancelados e desejam retornar ao curso de origem. Somente poderão participar aqueles que estejam afastados do curso há, no máximo, dois anos.
A transferência externa é voltada a estudantes de outras instituições de ensino superior, públicas e privadas, que desejam transferir-se para a Unila. Para esta modalidade, não podem concorrer candidatos que já tenham sido jubilados na Unila ou que possuam trancamento da matrícula na instituição de origem superior a dois anos (ou quatro semestres letivos). Nesta modalidade, os candidatos serão classificados em duas listas distintas: uma com os candidatos oriundos de instituições públicas e outra com os de instituições privadas.
Por fim, o aproveitamento de diploma destina-se a candidatos que já possuam uma graduação há mais de um ano em instituições de ensino superior do Brasil ou do exterior (desde que o diploma esteja revalidado e registrado no Brasil).