Depois de uma edição de sucesso em Curitiba, no início de setembro, a Bienal de Quadrinhos vai a Paranaguá, no Litoral do Paraná, por meio do projeto Bienal Circula. Nos dias 4 e 5 de outubro, o evento leva oficinas, conversas e sessões de autógrafo à Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico. As inscrições para as oficinas podem ser feitas on-line.
Essa é a primeira vez que a Bienal de Quadrinhos vai a Paranaguá. Antes disso, ela passou por Foz do Iguaçu no fim de setembro e segue para Pato Branco entre os dias 8 e 10 de outubro. O Bienal Circula é uma iniciativa que integra o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Copel, Randon RodoParaná e Grupo Timber.
Confira a programação
Sábado, 4 de outubro
- 10h às 12h: Oficina Tirinhas e Quadrinhos, com Monge Han, autor de Vozes Amarelas e Daruma: Perseverança.
- 14h às 16h: Oficina Futuros possíveis, com Ilustralu, autora de Arlindo, finalista do Prêmio Jabuti 2022 e vencedora do 34º Troféu HQ Mix e do CCXP Awards 2022.
- 17h: Conversa Como eu cheguei aqui? com Monge Han, Ilustralu e Cora Ottoni, autora da Graphic MSP: Denise — Arraso + abertura da exposição “Bienal Circula Paranaguá” e sessão de autógrafos.
Domingo, 5 de outubro
- 9h às 11h: Oficina Introdução à produção de quadrinhos, com Cora Ottoni.
- 11h: Conversa Quadrinhos e identidade, com Monge Han.
- 14h: Conversa Da internet ao livro: diversidade do quadrinho brasileiro em diferentes suportes, com Cora Ottoni e Ilustralu.
Além dessa programação, o evento leva a exposição “Bienal Circula Paranaguá”, com obras que traçam um panorama da produção dos artistas Cora Ottoni (RJ/SP), Ilustralu (RN) e Monge Han (AM/PR), entre 4 e 30 de outubro, também na Casa Monsenhor Celso. No mesmo período, o espaço sedia a Gibiteca da Bienal de Quadrinhos, com 50 HQs disponíveis para leitura no local.