A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu, nesta sexta-feira (26), o primeiro passo para expandir sua atuação além das fronteiras do Estado, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Acciona, multinacional espanhola especializada em infraestrutura sustentável e energias renováveis. A assinatura ocorreu na sede global da empresa, em Madri, durante missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O documento estabelece que as duas empresas realizarão estudos, avaliações e tratativas para possível participação conjunta, via consórcio, em concorrências públicas de saneamento em diferentes regiões do Brasil. Atualmente, a companhia já atua em um município fora do Estado, em Santa Catarina.
A expansão de mercado foi autorizada pelo Conselho de Administração da Sanepar em junho, assim como a avaliação de novos negócios relacionados ao tratamento e destinação de resíduos e parcerias para instalação de redes de fibra óptica em sistemas de esgotamento sanitário. A decisão permitiu que a companhia começasse a se aproximar de grupos privados e jurídicos para estruturar consórcios e joint ventures.
Além de ser referência mundial em sustentabilidade e práticas ESG, a Acciona registrou um faturamento global de € 19,19 bilhões em 2024, com neutralidade de carbono e liderança em rankings de empresas verdes.
A Acciona do Brasil faz parte do conglomerado espanhol Acciona, especializado em infraestrutura sustentável e energias renováveis. Instalada no país desde 1996, já atuou em projetos de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de obras de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ), a transformação da estação Júlio Prestes em Sala São Paulo e a retomada da Linha 6–Laranja do metrô paulistano.