De olho numa pré-candidatura ao Senado, a jornalista Cristina Graeml assinou nesta sexta-feira (26), em Curitiba, sua filiação ao União Brasil. Ela foi recebida no partido pelo presidente estadual da legenda, o senador Sergio Moro.
Pelo pequeno Partido da Mulher Brasileira (PMB), Graeml surpreendeu foi para o segundo turno da eleição municipal em Curitiba, em 2024, mas acabou derrotada por Eduardo Pimentel (PSD). Com o sucesso, migrou para o Podemos em fevereiro deste ano, recebida já como pré-candidata ao Senado e com direito a cerimônia em Brasília.
Sete meses depois, Cristina Graeml muda de novo de partido, agora para o União Brasil – um dos maiores do País. Na campanha de 2024 na capital, a jornalista se caracterizou por um discurso “antissistema” e fortes críticas ao chamado “Centrão”, do qual o União Brasil é considerado parte.
No evento desta manhã, ela ressaltou que a intenção da sua chegada à legenda é fortalecer as duas pré-candidaturas – sua ao Senado e a de Moro ao Governo do Paraná. O senador venceu a resistência interna e deu mais um passo para viabilizar sua participação na disputa do ano que vem ao assumir o comando do partido no Estado.
No entanto, o União Brasil está federado nacionalmente com o Progressistas e as candidaturas em 2026 dependem de consenso entre as partes, algo que ainda é alvo de debate interno. Recentemente, o Progressistas lançou oficialmente a pré-candidatura de Cida Borghetti ao Governo do Paraná.