A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o primeiro lugar na categoria “Protótipo a Hidrogênio” na competição Shell Eco-Marathon Brasil 2025, realizada no Rio de Janeiro.
A competição acadêmica abrange toda a América do Sul e é considerada uma das mais importantes na área de mobilidade sustentável. A disputa desafia estudantes a projetar veículos capazes de percorrer a maior distância possível com o menor consumo de energia.
O protótipo desenvolvido pela UFPR, batizado de Sirius, percorreu 132 quilômetros por metro cúbico de hidrogênio, desempenho que garantiu à equipe o primeiro título nacional nesta categoria.
O hidrogênio é um combustível limpo e de emissão zero, considerado uma das grandes apostas para a mobilidade sustentável.
Desenvolver um carro nessa categoria envolve desafios técnicos elevados, especialmente na vedação do sistema, já que o hidrogênio é um gás extremamente leve, exigindo cuidados rigorosos de projeto e montagem.
A competição reuniu mais de 500 universitários em 43 equipes de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Durante os três dias de evento, realizados entre 25 e 28 de agosto, os protótipos passaram por uma série de provas, incluindo inspeções de segurança e conformidade, que avaliavam desde a estrutura à prova de fogo até sistemas de freios e proteção contra vazamentos.
Além do título na categoria a hidrogênio, a equipe também alcançou o sétimo lugar na categoria “Protótipo Elétrico”, disputada por 24 times.
O desempenho abre ainda a possibilidade de participação na Shell Eco-Marathon Américas 2026, em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Atualmente a equipe Eco Octano conta com 50 alunos ativos de cursos como Engenharia Mecânica, Elétrica, Química e de Produção, além de Física e Publicidade e Propaganda.
O projeto é orientado pelos professores Sebastião Ribeiro Júnior e Christian Strobel e organizado em departamentos técnicos e administrativos, responsáveis por áreas como powertrain (motor + transmissão), elétrica/eletrônica, estrutura e chassi, energia/hidrogênio, além de gestão e comunicação.