O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) esteve na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira (22) para apresentar o Paraná. Após o evento, em fala com jornalistas, criticou a Câmara dos Deputados pela aprovação da chamada PEC da Blindagem, que recebeu voto favorável de 21 dos 30 deputados federais paranaenses.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Ratinho Junior afirmou que a sociedade lutou por muito tempo para acabar com o foro privilegiado e que as proteções da PEC da Blindagem vão no sentido oposto. Ele chamou a atitude da Câmara de precipitada com a aprovação das medidas que expandem, e muito, o alcance das prerrogativas parlamentares. O governador ainda defendeu que o Senado está certo em fazer uma reflexão maior sobre o tema.
Ainda na conversa com os jornalistas, Ratinho Junior defendeu que o Congresso analise uma alternativa de anistia que “pacique o País”, nem que para isso sejam incluídos atores políticos, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no perdão judicial. Ele afirmou que injustiças foram cometidas ao longo do processo jurídico nos últimos anos. E que o momento não é de achar “o certo ou errado”, mas de acalmar a relação entre os brasileiros. O governador ainda minimizou os protestos realizados ao longo do último domingo (21) contra ambas – PEC da Blindagem e a anistia aos acusados de tentativa de golpe de Estado.
Na fala na ACSP, Ratinho apresentou os resultados de seu governo, recebeu elogios dos convidados e foi incentivado a percorrer o Brasil falando sobre suas ideias. Ele estava acompanhado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.