O Porto de Paranaguá recebeu autorização para aumentar seu calado operacional para navios graneleiros. O aumento será de 13,1 para 13,3 metros. Com isso, as embarcações poderão sair com mais cargas do terminal. O calado é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação (quilha).
A liberação foi publicada pela Portos do Paraná na Portaria nº 188/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência, na semana passada.
Com o acréscimo de 20 centímetros, a capacidade de carregamento de granéis sólidos — como soja, milho e farelos — aumenta em até 1,5 mil toneladas por navio. A medida representa vantagem competitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos.
Desde a última atualização do calado, em dezembro de 2024, quando passou de 12,8 m para 13,1 m, o corredor de exportação do Porto de Paranaguá ampliou sua capacidade em mais de 5%. Isso significou pouco mais de 800 mil toneladas adicionais movimentadas até agosto deste ano.
A medida foi aprovada pela praticagem e pela Marinha do Brasil e se aplica aos berços 201, 202, 204, 209, 211, 212 e 213, destinados à movimentação de cargas como açúcar, farelo, fertilizantes, milho e soja em grão.
As obras de derrocagem concluídas no ano passado e os investimentos frequentes em dragagem realizados pela empresa pública são os principais responsáveis pelos sucessivos avanços no calado.
Com informações da Agência Estadual de Notícias