O Centro de Curitiba será palco de dois protestos separados por apenas 900 metros de distância nesse domingo (21). E os dois marcados para o mesmo horário, às 14h. Como se tratam de grupos antagônicos, há risco de confusão nas ruas.
Marcado há mais tempo, um deles vai ocorrer na Praça Santos Andrade e foi convocado por figuras da direita pouco tempo após a confusão que cancelou um evento no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no último dia 10.
Inicialmente, foi chamado com o mote de “Resgate das Universidades Públicas”, mas logo recebeu novas pautas, como lembrar a memória do ativista Charlie Kirk, assassinado nos Estados Unidos, e defender a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado, entre outros crimes, por tentativa de golpe de Estado.
O segundo protesto está marcado para a Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações na cidade. Foi convocado na quinta-feira (19) como parte um movimento nacional contra a aprovação da PEC da Blindagem, forjada para proteger parlamentares de investigações judiciais no curso dos mandatos, na Câmara dos Deputados. A iniciativa recebeu voto favorável de 21 deputados federais paranaenses.
Os dois locais ficam ambos na Rua XV de Novembro, separados por menos de 1 km na parte da via que é um calçadão. Resta saber se a civilidade irá prevalecer ou iremos ver novas cenas de violência como as vistas no Prédio Histórico da UFPR em 10 de setembro.