A 43ª Oficina de Música de Curitiba já tem data marcada: será de 7 a 18 de janeiro de 2026, com uma intensa programação de cursos e apresentações musicais. A programação de concertos, recitais e shows ainda não foi divulgadas, mas os cursos, focado em música antiga, erudita e MPB, estão com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (15). Elas devem ser feitas on-line, até o dia 19 de outubro.
Entre as opções estão oficinas de instrumento, canto, teoria, composição, prática de conjunto, formação de professores, tecnologia musical, entre outros. As modalidades incluem tanto cursos livres, sem pré-requisitos, quanto cursos com seleção, que exigem currículo ou gravações. Há também desde cursos gratuitos àqueles que custam R$ 150.
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) volta a ser um dos principais polos da Oficina, abrigando a maior parte das aulas individuais, como já acontece há várias edições. Outros espaços culturais da cidade também receberão atividades.
A curadoria artística da edição de 2026 terá continuidade com João Egashira à frente da Música Popular Brasileira e Abel Rocha na Música Erudita. A grande novidade é a entrada da soprano Marília Vargas na curadoria da Música Antiga, área que vem ganhando espaço e visibilidade dentro da programação.
Criada em 1983, a Oficina de Música consolidou-se como um dos principais polos de formação e difusão musical da América Latina. Na edição de 2025, o evento recebeu mais de 1.500 alunos, entre brasileiros e estrangeiros, contou com a participação de 100 professores e promoveu 270 atividades artísticas e pedagógicas, grande parte delas gratuitas, atingindo um público de cerca de 50 mil pessoas.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba