O Governo do Paraná e a Prefeitura de Fazenda Rio Grande assinaram nesta quinta-feira (11) um convênio para a construção de dois viadutos sobre a BR-116. As obras vão resolver um gargalo na região, dando mais agilidade ao trânsito e melhorando a mobilidade no trecho.
O convênio prevê que o Estado repasse R$ 89 milhões para o município executar a obra. O restante do investimento, de cerca de R$ 7 milhões, será aportado pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande como contrapartida. Com a autorização de licitação, o município agora prepara a documentação para publicar o edital para execução da obra.
A obra vai contar com um viaduto na altura do km 125,5, interligando a Avenida das Américas à Rua Nelson Claudino dos Santos, e outro na altura do km 126,3, ligando a rua Carlos Eduardo Nichele à Rua Jatobá. O investimento também contempla as alças de acesso, sistema de drenagem, calçamento e paisagismo nos dois trechos.
Os viadutos substituirão semáforos, que atualmente fazem com que o trânsito entre os bairros Pinheiros e Eucalipto fique mais lento para os motoristas que trafegam na área urbana da BR-116 em Fazenda Rio Grande e em toda a região sul da Região Metropolitana de Curitiba.
O investimento deve beneficiar mais de 100 mil pessoas de toda a Região Metropolitana de Curitiba que passam diariamente pelo trecho. Fazenda Rio Grande, em especial, é o município que mais cresceu nos últimos anos no Paraná, de acordo com dados do Censo. A ideia é dar uma estrutura viária adequada à cidade, acompanhando seu crescimento populacional.
Com informações da Agência Estadual de Notícias