A população pode ajudar a elaborar o orçamento do Paraná para o ano que vem. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) realiza em 23 de setembro a audiência pública sobre a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. O encontro será em formato híbrido e as inscrições para quem quiser participar presencialmente já estão abertas.
A proposta da LOA é uma peça fundamental no processo de elaboração e execução do orçamento público, estabelecendo as previsões de receitas e despesas do Estado para o ano seguinte, conforme as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante a audiência, serão discutidas as características, definições e metas da proposta da LOA 2026, levando em consideração o cenário econômico atual e as receitas e despesas consolidadas do Paraná.
Neste ano, o encontro será na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), na Rua XV de Novembro, 2987, no bairro Alto da XV, em Curitiba. A audiência pública terá início às 9h e são ofertadas 300 vagas para que a população participe presencialmente das discussões. Para isso, é preciso fazer a inscrição antecipada no site da Escola de Gestão do Paraná.
Quem não participar presencialmente também poderá opinar e ajudar a construir o orçamento do Paraná. Assim como já aconteceu no ano passado, a audiência pública da proposta da LOA 2026 contará com transmissão pelo canal oficial da Secretaria da Fazenda no YouTube para que cidadãos de todas as regiões do Estado acompanhem.
A apresentação será realizada por servidores da Diretoria de Orçamento, com a participação do diretor de Orçamento, Tadeu Cavalcante; da diretora de Contabilidade, Gisele Carloto; da diretora do Tesouro, Carin Deda; da diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta; do diretor-geral, Luiz Paulo Budal; e do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.
Serviço
Audiência pública da Proposta da LOA 2026
Quando: 23/09 (terça-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – Rua XV de Novembro, 2987, Alto da XV
Transmissão online: YouTube da Secretaria da Fazenda
Com informações da Agência Estadual de Notícias