A Caixa Cultural Curitiba receberá, entre os dias 11 e 14 de setebro, a 20ª edição do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8, o mais antigo evento de audiovisual da capital e uma referência na chamada bitola pequena.
Com entrada gratuita, o público terá a oportunidade de viver uma experiência rara: assistir a filmes em película sentado ao lado do projetor, mergulhando no universo da sétima arte em sua forma mais artesanal.
Nesta edição comemorativa, o festival exibirá mais de 70 produções em película Super 8, vindas de diferentes Estados brasileiros e de outros 12 países, com mostras competitivas e especiais. Para o curador Fábio Allon, a vitalidade do formato é incontestável, e é o que garante sua longevidade: “O Super 8 é leve, é descontraído, é amador, é experimental, é ousado, é afrontoso e é, sobretudo, cinema”.
Mostras especiais
A programação vai além da competição. Uma das mostras especiais, dividida em duas sessões, resgata a memória do Super 8 no Brasil dos anos 1970, com filmes que integraram o movimento conhecido como “Cinema Marginal Piauiense”. Produzidas por um coletivo de artistas, jornalistas e cineastas de Teresina, essas obras transformaram o que era, à época, apenas uma tecnologia doméstica da Kodak, em linguagem de vanguarda. Entre os destaques estão duas produções com a participação do multiartista e agitador cultural Torquato Neto.
Outra mostra especial reúne dez obras premiadas no Infinito Super 8, festival realizado na Argentina e considerado o mais importante do país vizinho no gênero. Também está prevista uma sessão acessível, com tradução de Libras ao vivo, exibindo os filmes “Super Frente, Super 8”, realizado em Sergipe, e “DOC.8”, produzido no Rio Grande do Sul. E, como já é tradição, o público poderá participar do “Dia do Filme Caseiro”, quando antigos rolos Super 8, levados pelos próprios espectadores, ganham vida em projeções na tela grande após revisão técnica.
As atividades paralelas complementam a experiência e incluem o lançamento do livro Superfestivais do Grife – produção, circulação e formação de cineastas no Super 8 brasileiro (1973-1983), do historiador e pesquisador Flávio Rocha. Fora da sala de exibição, haverá também uma Oficina de Projeção, uma Oficina de Animação e uma Masterclass que apresentará a nova câmera Super 8 da Kodak, que representa o futuro da linguagem.
Serviço
20º CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Datas: 11 e 14 de setembro
Horários: Quinta-feira com sessões às 18h30 e 20h. Sexta e sábado com sessões às 16h, 18h30 e 20h. Domingo com sessões às 14h, 16h, 18h e 20h. Confira a programação detalhada.
Onde Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Ingressos: Entrada franca, com distribuição 30 minutos antes de cada sessão
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)