A Via Araucária deu início, neste mês de agosto, às obras de duplicação da PR-423, segunda frente de trabalho da primeira etapa das duplicações previstas para as rodovias sob sua gestão. Ao todo, serão duplicados 26 quilômetros neste trecho, que liga as cidades de Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. No momento, as intervenções estão na etapa de supressão vegetal. A previsão de conclusão da obra é fevereiro de 2027.
Nesta primeira etapa, será duplicado um trecho entre os kms 9 e 35, incluindo dispositivos de acesso e retorno em desnível nos seguintes trechos: km 10+550, conectando a Av. das Nações à Rua Luz Armando Ohpis, em Araucária; km 12+800, conectando à Rua Cesário Furman; retornos previstos nos km 20 e km 24; novo dispositivo em desnível no km 34+000, na Rua Teodoro Augustyn; novo dispositivo em desnível no km 35+200, conectando a Av. Fritz Ervin Schmidt à Rua Dom Pedro II, em Campo Largo.
Os benefícios da obra incluem, além de duas pistas em cada sentido, acostamento, canteiro central, iluminação em diversos pontos, o que vai reduzir muito o risco de acidentes.
Para reduzir os impactos das obras no dia a dia dos usuários, a concessionária fará a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam afetar os trajetos de ônibus e outros veículos, com croquis detalhados e sinalização no local. Essa comunicação será feita diariamente por meio dos canais oficiais da Via Araucária (canal de WhatsApp, Instagram e website) e enviada diretamente a todas as demais partes interessadas.
As obras na PR-423 são a segunda frente de trabalho da primeira etapa de duplicações nos trechos sob gestão da Via Araucária — iniciadas com intervenções no Contorno Norte de Curitiba, em junho. Assim como no caso da primeira frente de trabalho, elas começaram com atraso em relação aos planos iniciais: em maio, a proposta era começá-la até julho. O prazo final para entrega de todas, no entanto, continua sendo fevereiro de 2027.
O contrato do lote 1 prevê a duplicação de 344 quilômetros, além de 215 quilômetros de faixas adicionais. Também estão previstos 32 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. Em 2025, a BR-277 também deve ter intervenções.