Um único assunto (tirando os devaneios dos deputados que querem discutir Lula e Bolsonaro) tomou conta dos debates na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25): a proposta de redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) na última quarta-feira (20).
Toda a base do governo comemorou e parabenizou o Executivo pela proposta; a oposição declarou voto favorável, mas disse que apresentará emenda para garantir que os descontos não atinjam as prefeituras.
O líder do governo, Hussein Bakri (PSD), subiu à tribuna do Plenário e pediu que os deputados votem o projeto de redução do IPVA com rapidez.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcou até uma sessão extraordinária para agilizar a tramitação do projeto. Só faltou um detalhe: no âmbito da Assembleia Legislativa, o projeto sequer existe.
O Governo do Estado ainda não encaminhou nenhuma proposição neste sentido ao Legislativo – e sequer tem previsão de quando enviará. A ânsia de alguns deputados em capitalizar com a redução do IPVA causou uma precipitação que gerou, até, constrangimento entre governo e Assembleia Legislativa.