Cerca de 40 artistas urbanos do Brasil e de países como Argentina, Paraguai e Colômbia se reunirão em Foz de Iguaçu nesta semana para participarem do Festival de Grafite Beco dos Sonhos. De quinta-feira (21) a domingo (24), eles vão produzir 12 murais em uma praça do Jardim Ipê conhecida como Beco dos Sonhos, localizada entre a Travessa Cascavel e a Rua Missal. As artes vão tratar da preservação da Mata Atlântica.
A programação começa na quinta-feira (21), quando os artistas convidados visitam pontos de preservação da Mata Atlântica na região, como o Refúgio Biológico, o Parque das Aves e as Cataratas do Iguaçu. A imersão na natureza tem como objetivo inspirar a criação dos murais.
Já nos dias 22 a 24, ocorrem os processos de produção dos grafites nas ruas do Jardim Ipê, especialmente na praça entre a Travessa Cascavel e a Rua Missal. As atividades de criação são acompanhadas por uma programação cultural, que inclui apresentações musicais e uma roda de conversa sobre “Expressão e Resistência: O Graffiti na Cultura”.
No sábado (23), às 15h, a comunidade local tem a oportunidade de participar de uma oficina gratuita de grafite, aberta a todas as idades, reforçando o caráter educativo e inclusivo do evento. Para participar basta se dirigir à praça do evento, no Jardim Ipê, no horário indicado.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu