A Prefeitura de Curitiba anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), que as linhas de ônibus da Praça Rui Barbosa passarão a contar com integração temporal. Com isso, o passageiro poderá fazer a conexão entre linhas convencionais e as expressas (biarticulados), que operam os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste, e fazem parada no local, sem ter que pagar uma nova passagem.
A integração temporal estará à disposição dos 55 mil passageiros por dia que são transportados pelas 39 linhas convencionais e quatro expressas que operam na Rui Barbosa (confira a relação completa), transformando o terminal a céu aberto no quinto maior da cidade, atrás apenas do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.
A integração temporal na Rui Barbosa terá duas modalidades: uma para integrações entre linhas convencionais e as expressas e a segunda para integração entre as linhas expressas. Em ambas, é exigido o uso do Cartão Transporte da Urbs. Ou seja, a integração não estará disponível para quem usar outras formas de pagamento, como cartões de débito e crédito por aproximação.
A primeira modalidade de integração, entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas, terá duração de uma hora. Serão beneficiadas 44 mil pessoas nessa conexão.
A segunda é para os passageiros que forem fazer a integração entre as linhas expressas, que são os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste. Cerca de 11 mil pessoas utilizam essas linhas nos dias úteis. Neste caso, o tempo de integração é de dez minutos.
No entanto, a Urbs vai fazer uma avaliação dos primeiros dias da integração e poderá ampliar esses intervalos de tempo, se houver necessidade.
Entenda como vai funcionar
A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante).
Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração – que foi implantado especialmente para a conexão temporal na sua estação de desembarque – e em seguida passa o cartão na catraca da estação-tubo da próxima linha. Nesse caso, os dez minutos passam a contar a partir da passagem do cartão no validador da integração.
Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem, descer do veículo e passar no validador na estação ou ônibus seguinte. Não há necessidade de utilizar um validador de integração. Mas, neste caso, o tempo de uma hora conta a partir do embarque no primeiro ônibus.
Em ambos os casos, o sistema lê que se trata de uma integração e a segunda tarifa não é debitada.
Integração temporal também na Praça Carlos Gomes
Durante o lançamento da integração temporal na Rui Barbosa, o prefeito Eduardo Pimentel afirmou que já determinou a implantação da integração temporal também na Praça Carlos Gomes.
Pimentel também falou sobre a ampliação da integração temporal entre todo o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, que deve entrar em vigor no próximo ano.
“O novo contrato, cujo edital deve ser publicado neste ano, prevê a integração ampla no transporte coletivo. Queremos promover eficiência e agilidade no transporte coletivo para que as pessoas possam sair mais tarde das suas casas e chegar mais cedo no retorno”, ressaltou o prefeito.
Confiras as linhas contempladas na integração
Convencionais
- 160 – Mercês/Guanabara
- 265 – Ahu/Los Angeles
- 360 – Novena
- 365 – Jardim Social/Batel
- 385 – Cristo Rei
- 387 – Palotinos
- 461 – Santa Bárbara
- 462 – Petrópolis
- 465 – Erasto Gaertner
- 468 – Jardim Centauro
- 471 – Vila São Paulo
- 472 – Uberaba
- 474 – Jardim Itiberê
- 475 – Canal Belém
- 477 – Vila Macedo-Guabirotuba
- 560 – Alferes Poli
- 561 – Guilhermina
- 661 – Lindoia
- 662 – Dom Ático
- 663 – Vila Cubas
- 665 – Vila Rex
- 666 – Novo Mundo
- 670 – São Jorge
- 671 – Portão
- 673 – Formosa
- 674 – Nossa Senhora da Luz
- 701 – Fazendinha
- 703 – Caiuá
- 706 – Caiuá/Fazendinha/Centro
- 760 – Santa Quitéria
- 761 – Vila Izabel
- 762 – Vila Rosinha
- 777 – Vila Velha
- 778 – Cotolengo
- 801 – Campina do Siqueira/Batel
- 860 – Vila Sandra
- 861 – Tramontina
- 862 – Barigui
- 863 – Água Verde
Expressas
- 302 – Centenário/Rui Barbosa
- 303 – Centenário/Campo Comprido (sentido Leste)
- 303 – Centenário/Campo Comprido (sentido Oeste)
- 603 – Pinheirinho/Rui Barbosa
Com informações da Prefeitura de Curitiba