O Museu Oscar Niemeyer (MON) receberá na Sala 2 a mostra itinerante internacional Pure Gold. Upcycled! Upgraded! que apresenta 76 obras, desde móveis a objetos, de 53 designers de diversas nacionalidades. A inauguração será no dia 21 de agosto, quinta-feira da semana que vem, às 19h.
É uma exposição do Institut für Auslandsbeziehungen e.V. (ifa) em cooperação com o Museu Oscar Niemeyer e o Goethe-Institut São Paulo. A idealização e a concepção da mostra é de Volker Albus, professor da Universidade de Artes e Design de Karlsruhe, Alemanha. A conceituação latino-americana é da curadora, pesquisadora e historiadora de design Adélia Borges.
Ao trabalhar com curadores da Europa, América Latina, Norte da África e Oriente Próximo, Leste Asiático, África Subsaariana, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, o ifa reuniu na mostra dezenas de obras e designers internacionais, sendo dois brasileiros: Domingos Tótora e Brunno Jahara. A exposição já foi apresentada em Londres, Hamburgo, Barcelona e Bangcok, entre outros lugares.
Na edição preparada para o Museu Oscar Niemeyer, a mostra propõe um diálogo com a coleção permanente do Museu. Ao incluir na exposição sete obras de design que pertencem ao acervo do MON, permite ao visitante a possibilidade da comparação. Ao serem exibidas lado a lado, fazem perceber que não há diferença estética ou funcional entre as que utilizam material convencional ou reciclado.
A palavra dos curadores
O idealizador do projeto, Volker Albus, explica que o objetivo da Pure Gold é mostrar formas de reúso como uma alternativa atraente à aquisição industrial de materiais secundários – ao menos do ponto de vista do design. “Com diferentes níveis de perfeição, todos esses trabalhos são feitos inteiramente à mão ou com a ajuda de ferramentas muito simples, usando materiais usados e desgastados – lixo ou os materiais mais baratos disponíveis”, diz.
“Isso significa que o gasto com equipamentos e operações é baixo. Obras como as exibidas aqui podem ser feitas em oficinas minúsculas, em estruturas industrialmente pouco desenvolvidas ou, até mesmo, em uma bancada de trabalho doméstica”, acrescenta.
A curadora Adélia Borges comenta que reutilizar materiais para criar novos objetos e estender seu ciclo de vida faz parte da cultura material latino-americana há muito tempo. “Enquanto em partes do mundo como a Europa essa prática deriva da consciência ambiental, nesses países ela surge de uma inventividade ditada pela necessidade de sobrevivência”, afirma.
“A pobreza historicamente criou vastos agrupamentos populacionais marginalizados da sociedade de consumo. A falta de acesso a bens industrializados levou as pessoas a usarem suas próprias mãos para criar e fabricar objetos que atendessem às suas necessidades cotidianas”, diz.
“Reciclar, reutilizar e recontextualizar tornaram-se parte do nosso cotidiano – e não apenas no universo dos objetos”, afirma a curadora. Ela destaca que os designers latino-americanos participantes da mostra revelam a influência do design vernacular interno e dos movimentos sociais que impactam o design internacional. “Desta forma, nos convidam, enquanto consumidores, a conciliar consumo e vida em comunidade com o prazer estético e o desejo de um mundo melhor”.
Serviço
Exposição Pure Gold. Upcycled! Upgraded!
Abertura: 21 de agosto
Horário: 18h
Local: Sala 2 do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
www.museuoscarniemeyer.org.br
Com informações da Agência Estadual de Notícias