Estão abertas até 14 de outubro as inscrições para o vestibular 2026 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Elas devem ser feitas pelo site do processo seletivo, com o pagamento da taxa no valor de R$ 50 (exceto em casos de isenção — ver abaixo). As provas serão aplicadas no dia 23 de novembro, de forma presencial, em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.
São ofertadas mais de 1.700 vagas para os câmpus destas mesmas cidades — 50% das quais são reservadas para políticas de ações afirmativas. Ao se inscrever, o candidato deve optar pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas, assim como solicitar atendimento especial durante a prova, se for o caso.
Caso esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, seja doador de sangue ou de medula óssea, ou seja servidor da Unespar que não concluiu curso superior, o candidato também pode solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para isso é 15 de setembro.
O edital de homologação das inscrições que receberão isenção será divulgado no dia 22 de setembro. No dia 4 de novembro, será publicado edital geral com a inscrições homologadas e, no dia 10, os locais de realização das provas e ensalamento.
Provas
As provas serão aplicadas entre 15 e 17 de dezembro, divididas em duas modalidades, de acordo com o curso escolhido. Alguns cursos da área das Artes, por exemplo, terão Testes de Habilidades Específicas (THE). Para estes, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, e o este de Habilidades Específicas conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação dos aprovados para o THE será divulgada no dia 8 de dezembro.
O resultado final do Vestibular 2026 da Unespar, será divulgado no dia 14 de janeiro de 2025, no site unespar.edu.br.