Os usuários de ônibus em Maringá, no Noroeste do Paraná, agora podem pagar a tarifa usando cartões de crédito e débito, na modalidade por aproximação, ou via Pix, emitindo QR Code via aplicativo. A medida foi implementada pela concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), em parceria com a empresa de tecnologia Onboard.
De forma gradual, as novas formas de pagamento estarão disponíveis em todos os ônibus da rede municipal, que atende 65 linhas e realiza cerca de 85 mil viagens por dia. Além disso, também atenderão as 26 linhas dos municípios da região metropolitana. Vale ressaltar que os benefícios tarifários e gratuidades só estarão disponíveis para os usuários do cartão físico do transporte urbano coletivo, que segue funcionando normalmente.
Outro detalhe importante: a opção de pagamento via Pix no aplicativo Bipay, disponível para Android e iOS, preserva a integração entre as linhas urbanas e também com o sistema metropolitano. Já o pagamento com cartões de crédito e débito por aproximação – das bandeiras Visa, Mastercard e Elo – não garante a integração. Esta opção foi pensada para os usuários ocasionais do sistema
A Integração Temporal Inteligente, por meio do aplicativo Bipay, permitirá utilizar uma tarifa para embarcar em dois ônibus diferentes dentro de um intervalo de tempo pré-determinado.
Outro benefício nesta modalidade é o desconto de 15% para viagens fora dos horários de pico, entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30.
Quanto às linhas diretas para Sarandi e Paiçandu, o passageiro pagará tarifa integral na primeira viagem e 50% na segunda, no intervalo entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30.
Com informações da Prefeitura de Maringá