Conectar mulheres em situação de vulnerabilidade a pessoas e instituições dispostas a oferecerem apoio. É essa a proposta do aplicativo Empodera Solidário, criado pela professora do Campus Santa Helena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Giani Carla Ito, e alunos bolsistas do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional-Parquetec, com apoio do Programa de Extensão da Universidade.
Gratuito, o Empodera Solidário promove o encontro entre mulheres que enfrentam situações de violência doméstica, patrimonial ou psicológica e voluntárias dispostas a oferecer escuta, orientação e apoio. Além disso, permite o cadastro de doações de itens como roupas, alimentos, produtos de higiene e outros recursos que possam contribuir com o acolhimento e a autonomia das mulheres atendidas.
A iniciativa surgiu como desdobramento do projeto Empodera, criado no curso de Ciência da Computação, com foco no enfrentamento ao machismo e no acolhimento de alunas em um ambiente predominantemente masculino. “O projeto teve boa receptividade interna e percebemos que poderíamos ampliar o alcance para beneficiar também a comunidade externa”, explica a professora.
No momento, o app está disponível somente para o sistema Android. Para baixá-lo, basta buscar por Empodera Solidário ou clicar aqui.
*Com informações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná