A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba fará uma revisão do Código de Ética da Casa nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo presidente da Mesa, Tico Kuzma (PSD), na abertura dos trabalhos do segundo semestre, nesta segunda (4) — em meio a um discurso em que o vereador pedia que os parlamentares mantivesse uma conduta respeitosa uns com os outros, evitando desgastes institucionais e “desafogando a Corregedoria”.
“A democracia exige de nós firmeza de princípios, mas também equilíbrio na convivência. Precisamos cuidar para que a divergência de ideias não se transforme em inimizade pessoal. Que o debate sobre políticas públicas não seja contaminado por discursos muitas vezes alheios à realidade da cidade e às necessidades reais da população”, disse Kuzma.
No primeiro semestre, a Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu 17 sindicâncias — das quais foram 12 arquivadas, uma foi enviada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e, posteriormente, arquivada, e quatro ainda estão em investigação. Para Kuzma, muitas das denúncias enviadas à Corregedoria são “muitas vezes motivadas mais por diferenças individuais do que por efetivos desvios de conduta”.