A partir desta quinta-feira (31), a cultura caipira toma conta de Rolândia com a chegada do 6º Festival Causo & Viola. O evento, que vai até domingo (3), reúne violeiros e contadores de causos em uma celebração da música sertaneja de raiz e da tradição oral brasileira. A programação é gratuita e inclui shows, roda e oficina de viola, apresentações de causos e um concurso de composições inéditas — há atividades tanto abertas à comunidade quanto voltadas para alunos da rede municipal.
Nos dois primeiros dias, são os estudantes das escolas municipais que escutam os causos dos contadores. Os professores também participam de ação educativa em que aprendem sobre cultura caipira e sustentabilidade.
A partir de sexta (1º/08) também haverá programação aberta à comunidade. Às 19h30, Paulo Freire apresenta a palestra musical “Inezita Barroso e a Viola”, às 19h30, no Centro Cultural Nanuk (Rua Arthur Thomas, 1679, Centro).
No final de semana, o distrito de São Martinho concentra as atrações. No sábado (2), a partir das 17h, o público assiste ao minidocumentário Vida Caipira e acompanha a eliminatória do concurso musical com 12 concorrentes selecionados. Paulo Freire também sobe ao palco para contar causos e cantar músicas. O encerramento fica por conta da dupla Altair & Alexandre, atração da tradicional Festa dos Embutidos, realizada em paralelo ao festival.
O domingo (3) começa com uma roda de viola às 11h, liderada pelo maestro Edson Murari Lima. À tarde, ele ministra uma oficina gratuita de viola caipira, com vagas limitadas (inscrições aqui). Uma viola Rozini será sorteada entre os participantes. Às 17h, o grupo Viola Quebrada sobe ao palco, seguido da grande final do concurso musical, apresentações de causos com Diego Loman e Luis Josiaqui e o encerramento com a cantora Jessy. Os cinco vencedores do concurso dividirão R$ 10.750,00 em prêmios.