O ex-deputado federal e vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (23) sua saída do Partido Liberal (PL) e ida para o Partido Novo. O rumor rondava as rodas políticas há algumas semanas e foi confirmado com postagens nas redes sociais e no site do partido.
A filiação será oficiliazada com um evento no dia 8 de agosto, em Curitiba, com a presença de expoentes do Novo: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hatten, e Deltan Dallagnol, ex-deputado federal pelo Paraná, cassado pela Justiça Eleitoral.
Pelo PL, Martins foi o segundo colocado na eleição para o Senado Federal em 2022, com 1.697 milhão de votos – 29,12% do total. E era considerado como nome forte para a disputa do ano que vem, que contará com duas vagas para senador.
No entanto, a mudança de partido deixa os planos do vice-prefeito em aberto, bem como coloca dúvida sobre um possível endosso a sua pretensão por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).