181 cidades do Paraná realizam nesta terça (22), ao meio-dia, caminhadas pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A mobilização tem por objetivo sensibilizar a sociedade em relação à violência contra as mulheres, além de reunir a população em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná.
Em Curitiba, a concentração será às 11h na Praça Santos Andrade, com saída ao meio-dia rumo à Boca Maldita (Praça Osório), no Centro da cidade. Em Londrina, o ponto de concentração é a Catedral Metropolitana. Em Maringá, a saída está marcada para acontecer em frente ao Paço Municipal.
Em Cascavel, a mobilização acontece na Avenida Brasil, na esquina com a Rua Sete de Setembro, em direção à Catedral Nossa Senhora Aparecida. Em Foz do Iguaçu, o ponto de encontro é a Praça do Mitre. A lista dos demais municípios participantes, assim como o local da concentração, pode ser conferida aqui.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2019. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, em Guarapuava.