Curitiba vista de um novo ângulo. É isso que mostram as imagens de Lucas Pontes, reunidas na exposição “Entre Montes e Vales”, inaugurada nesta semana na Ópera de Arame. A mostra também inclui fotos da Serra do Mar e dos montes que circundam a Capital, todos vistos de cima. Ela faz parte do projeto cultural Vale da Música, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco, e fica em cartaz até julho de 2026.
Com curadoria de Milena Costa, a exposição contará com dez fotografias selecionadas, que retratam dois momentos importantes da trajetória de Lucas. “As alturas percorrem o imaginário do Lucas; dois dos seus últimos trabalhos, “Mar de nuvens” e “Curitiba do alto”, refletem uma mente e um corpo inquietos em busca de novos pontos de vista. Então, a ideia da exposição “Entre montes e vales” é justamente reunir esses dois momentos da trajetória do fotógrafo para que o público possa apreciar”, finaliza Milena.
Mineiro radicado em Curitiba, Lucas é fotógrafo e geógrafo — e desde 2009 vem se dedicando exclusivamente à fotografia, unindo as suas maiores paixões: paisagens, natureza, cidades, culturas tradicionais e religiosas e foto. É também autor dos livros “Mar de Nuvens” (2017) sobre as paisagens da serra do mar paranaense e “Curitiba do Alto” (2023). O fotógrafo também teve fotografias e ensaios reconhecidos em diversos concursos nacionais e internacionais e fotos publicadas em livros, catálogos, jornais e revistas nacionais.

Serviço
Exposição Entre Montes e Vales – Lucas Pontes
Data: de 16 de julho a julho de 2026
Local: Arco das Artes – Anel superior da Ópera de Arame
Valor para entrada no Vale da Música: R$16 inteira e R$8 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.