Os lotes 4 e 5 das concessões das rodovias do Paraná serão leiloados na B3, em São Paulo, nos dias 23 e 30 de outubro, respectivamente. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou, na terça-feira (15), a publicação dos editais de concessão. Os dois lotes têm extensão de 1.058 quilômetros e investimentos previstos de R$ 29,8 bilhões, entre obras e custos operacionais.
A concessão terá as mesmas regras das demais disputas do pacote de rodovias do Paraná, pela menor tarifa-base por quilômetro rodado, sem outorga para os governos federal e estadual, o que garante a execução das obras, com uma cobrança de pedágio por um valor justo. Os envelopes com as propostas deverão ser entregues pelas empresas interessadas nos dias 20 (lote 4) e 27 de outubro (lote 5). O cronograma prevê que os contratos sejam assinados até fevereiro de 2026, com duração de 30 anos.
Os últimos dois trechos do programa de concessões abrangem trechos estratégicos das rodovias federais BRs 272, 369, 376, 158, 163 e 467, além de diversas rodovias estaduais (PRs), das regiões do Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste e, além do Paraná, também vai beneficiar o tráfego de veículos vindos do Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O Lote 4, com extensão total de 627,52 km, prevê investimentos superiores a R$ 18 bilhões, sendo quase R$ 10,8 bi em obras e o restante em custos operacionais. O projeto contempla mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos, quatro correções de traçado, além da implantação de 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, oito passagens de fauna, 18 barreiras acústicas, 28 caixas para contenção de produtos perigosos, entre outras obras de arte especiais e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária.
O Lote 5, por sua vez, possui 432,77 km de extensão e conta com investimentos estimados em mais de R$ 11,7 bilhões — R$ 6,6 bi em obras e o restante em custo operacionais. Como obrigações contratuais, estão previstas a duplicação de 238,57 km, a construção de 19,99 km de vias marginais, 3,7 km de contornos, 44 pontos de ônibus, 9 barreiras acústicas, três passagens de fauna, 22 caixas para contenção de produtos perigosos, 12 km de ciclovias, além de obras de arte especiais e demais melhorias voltadas à qualificação da infraestrutura rodoviária.