O Parlamento Universitário, da Assembleia Legislativa, chega à sua sexta edição em 2025. A iniciativa tem como objetivo aproximar estudantes universitários do funcionamento do Poder Legislativo estadual. Realizado em anos ímpares – para não afetar as eleições – o programa promove uma simulação imersiva das atividades parlamentares, permitindo que os participantes vivenciem, na prática, o cotidiano dos deputados e deputadas estaduais.
Este ano, a semana de atividades em tempo integral se estenderá de 17 a 25 de julho. Foram 1.260 inscrito, com a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 25 indicaram representantes para atuação como parlamentares universitários. Serão mais de 130 pessoas envolvidas, divididas entre 54 deputadas e deputados universitários, suplentes, estudantes de Comunicação e coordenadores.
O Luzeiro foi convidado e participará de uma atividade inédita, o Parlamento da Comunicação. Estudantes da área foram escalados para fazer a cobertura das atividades dos colegas parlamentares universitários, simulando o dia-a-dia da imprensa na Assembleia. Textos produzidos por eles serão publicados neste blog, como forma de dar mais visibilidade às atividades desenvolvidas no programa. Para capacitação, os estudantes-repórteres participaram de uma capacitação na sexta-feira (11) com diversos jornalistas e profissionais renomados do Paraná.
A capacitação e formação dos futuros profissionais do jornalismo está no DNA de O Luzeiro e por isso recebemos com felicidade a incumbência de participar das atividades do Parlamento Universitário de 2025, ao lado dos portais Nosso Dia, Folha de Curitiba e Umuarama News.
“É um Parlamento Universitário mais plural. Temos estudantes vindos de diversas regiões do Paraná, representando 25 instituições de ensino superior diferentes, entre as 28 que se credenciaram. Isso demonstra a abrangência e o interesse crescente pelo projeto”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso.