São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, abriu um novo roteiro no projeto Caminhadas na Natureza. O passeio, chamado Circuito Roça Velha, acontece neste domingo (13) em meio à Mata Atlântica.
O circuito foi criado pensando na visibilidade de uma região predominantemente agrícola, mas com imenso potencial turístico a ser explorado, especialmente na contemplação. O local onde os participantes passeiam fica ao fundo do Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar, que abriga o maior remanescente de floresta Mata Atlântica do Brasil.
São José dos Pinhais iniciou no projeto Caminhadas na Natureza no ano de 2008, e até o momento já foram realizadas 56 passeios no município, com média de 16.000 participantes por ano.
“Fazemos de tudo para valorizar nossos moradores e mostrá-los a importância do turismo para quem vive na área rural, então esse projeto é maravilhoso para nós. Somos a cidade que mais recebe caminhantes em todo o Estado e também do Brasil”, destaca o secretário municipal de turismo, Silvio Mecânico.
Este é o quarto circuito de São José dos Pinhais somente neste ano. Outras quatro caminhadas devem acontecer até o final do ano. Durante os passeios, os participantes encontram pontos de apoio com água, banheiros, carros de apoio, e também forças de segurança e ambulâncias no evento.
As Caminhadas na Natureza acontecem geralmente nos roteiros de turismo rural do município, que é uma referência no Estado. Os caminhantes podem ter novas experiências com estabelecimentos de gastronomia, produtos coloniais, artesanato local e lazer, sem esquecer o forte comércio de orgânicos, estimulando o desenvolvimento econômico na localidade.
O projeto Caminhadas na Natureza
As Caminhadas na Natureza iniciaram oficialmente no ano de 2007 no Paraná, como uma iniciativa da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).
O objetivo é promover o turismo rural no Estado por meio da atividade física em grupo, gerar mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade, e são consideradas uma importante ferramenta para o desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo rural nas propriedades assistidas.
No ano de 2024, totalizaram 94 circuitos em 66 municípios paranaenses, contando com mais de 48 mil participantes e 1.000 famílias beneficiadas com a atividade, gerando em torno de R$ 1,4 milhão de renda.
O IDR-Paraná e as prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, visando potencializar a economia de pequenas propriedades rurais das cidades envolvidas.
Confira as datas das próximas Caminhadas na Natureza em São José dos Pinhais
13/07 – 1º Circuito Roça Velha
17/08 – 9º Circuito Marcelino
14/09 – 5º Circuito Faxina
08/11 – 1º Circuito Noturno Caminho do Vinho
30/11 – 1º Circuito Guaricana
Com informações da Agência Estadual de Notícias