As estantes do Arquivo Público do Paraná – físicas e digitais – guardam e protegem parte relevante da história do nosso Estado. Para quem quer conquistar uma outra cidadania, então, a importância é ainda maior. A instituição tem mais de 200 mil documentos sobre imigrantes, a maioria digitalizados, e cerca de 90% de seus atendimentos mensais se referem à busca por certidões para processos de reconhecimento de dupla cidadania, já que eles dependem de comprovação da relação de parentesco.
Caso o cidadão precise de documentos para comprovar parentesco e buscar o direito à cidadania de outro país, é possível pesquisar o sobrenome da sua família no site do Arquivo Público para saber se há algum registro de entrada no Estado, de algum antepassado seu.
Caso o sobrenome esteja registrado, constará no site o número do livro e da página, então é necessário apenas mandar e-mail para consultasai@seap.pr.gov.br, solicitando cópia desse registro, podendo solicitar também certidão comprobatória para robustecer a documentação a ser encaminhada ao consulado.
Caso essa busca não traga resultados, é possível pedir uma pesquisa adicional em outros fundos documentais do Arquivo, cujo acesso é aberto ao público e gratuito, com necessidade de agendamento pelo telefone (41) 3521-9100.
Para Fabiane Bergmann, diretora do Arquivo Público do Paraná, o valor dos registros e o resgate de identidades e de laços com os países dos antepassados cria um senso de pertencimento.
“Preservar livros com os registros de imigrantes não é só preservar esses documentos comprobatórios, é contar a história de vidas, é resgatar a identidade, as raízes de famílias, é poder proporcionar o sentimento de pertencimento ao país de origem, estreitando os laços com os antepassados. Marcando o início de histórias que se entrelaçam com outras tantas e com a construção do Paraná”, diz.
“Poder colaborar com a disponibilização dessas informações e ao mesmo tempo ser guardiões desses documentos é de grande satisfação. Sentimos que o nosso trabalho faz a diferença para a comunidade”, afirma.
O Arquivo Público do Paraná é vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência do Estado. O acervo da instituição, que é o segundo arquivo mais antigo do Brasil, conta com registros de desembarque de imigrantes no Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, desde o século XIX, além de outros que comprovam a entrada em hospedarias e colônias aqui instaladas.
Com informações da Agência Estadual de Notícias