O Largo da Ordem, em Curitiba, será tomado por um cortejo de bonecos neste domingo (13), a partir das 11h. O evento marca a abertura da 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, que, até o início de agosto, oferece uma intensa programação de espetáculos dividida em duas fases: a primeira, até 20 de julho, com apresentações no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, e a segunda, de 21 de julho a 8 de agosto, com apresentações em diferentes bairros da cidade. A entrada para os espetáculos é gratuita.
No primeiro dia de evento, além do cortejo, haverá a inauguração da exposição Tradição Animada, que apresenta, também no Memorial de Curitiba, a trajetória do Teatro de Bonecos. Haverá ainda a apresentação de cinco espetáculos: R.I.P, Circus Freak, Quarto do Bebê, Intervenção Urbana Adeus e Magia Musicial. Até o dia 20, outras 13 peças serão apresentadas ali, duas por dia (exceto no dia 20, que terá uma única apresentação). A exposição também será encerrada nesta data.
Na segunda etapa, nove destes espetáculos serão levados a espaços como o Mercado Municipal do Capão Raso, Teatro da Vila e o Centro Cultural do Boqueirão. A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram do evento.
Nesta edição, participam grupos de todo o Paraná e de diversas técnicas, como Mamulengo, Lambe-lambe, animação direta, fantoches, marionetes e muito mais. Além disso, a Mostra mantém sua tradição de homenagear artistas que contribuíram de forma significativa para a cena local. O homenageado deste ano é o bonequeiro Tarcísio Alencar (in memoriam), figura central na história do teatro de animação paranaense.
O evento conta ainda com oficinas criativas voltadas para diferentes públicos. Ministradas por profissionais experientes, elas vão desde a construção de bonecões, até a introdução ao Teatro Lambe-lambe, passando pelo teatro de sombras, técnicas de animação e construção de bonecos.