O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ainda tem um longo caminho pela frente para se viabilizar como candidato da oposição nas eleições presidenciais de 2026. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest feita com deputados federais e divulgada nesta quarta-feira (2). Conforme o estudo, Ratinho Junior é citado por apenas 4% dos parlamentares como principal nome da oposição na disputa, ficando na quinta posição entre as alternativas.
Para 49% dos deputados federais, o principal candidato da oposição é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 13%, Michelle Bolsonaro (PL), com 6%, e Eduardo Bolsonaro (PL), com 5%.

Apesar do desafio, que já ficava evidente no levantamento feito pelo Paraná Pesquisas divulgado no dia 25 de junho, Ratinho Junior tem motivos para comemorar. O primeiro é que seu nome é citado na pesquisa, o que não acontecia em maio. O segundo é que ele aparece à frente de Ronaldo Caiado (União Brasil), cuja candidatura parece se tornar cada vez mais fraca para os parlamentares entrevistados.
O levantamento também traz resultados estratificados, os quais revelam que Ratinho Junior é mais citado como principal candidato da oposição por deputados da base do governo (7%) ou independentes (5%) do que pelos da própria oposição (1%). Considerando o posicionamento ideológico, há um equilíbrio na faixa dos 4-5% entre todos os espectros.
Quando se considera a região representada pelos parlamentares, no entanto, a diferença cresce. Ratinho Junior é considerado o principal nome da oposição para a disputa por 21% dos deputados do Sul, mas não conquista mais do que 1% daqueles que representam outras regiões. Veja os detalhamentos abaixo:

