O Paraná deu início, na última semana, à implantação do Samu Mobile, sistema que vai modernizar o atendimento pré-hospitalar de urgência no Estado, substituindo a comunicação por rádio e celular entre as equipes por uma plataforma digital. Inicialmente, o novo sistema será implantado nos 43 municípios que integram o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu). A atualização será realizada em cinco fases, com previsão de conclusão até julho de 2027.
Com esse processo, as ambulâncias do Samu e Siate serão equipadas com tablets conectados em tempo real às centrais de regulação por meio do sistema Samu Web, já utilizado nas Centrais Regionais de Regulação, facilitando o compartilhamento de dados, voz e imagens entre as equipes móveis e os médicos reguladores. A solicitação de atendimento continuará sendo feita por telefone.
A expectativa é de que a ferramenta contribua para reduzir o tempo de resposta, melhorar a comunicação e ampliar a rastreabilidade das ocorrências.
O projeto faz parte do programa Paraná Eficiente, financiado pelo Banco Mundial. Desde sua assinatura, em 2022, já foram desembolsados US$ 53,64 milhões, o equivalente a 41,2% do total previsto de US$ 130 milhões. A iniciativa teve início durante a pandemia de Covid-19 e se expandiu com o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.