O Governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei (432/2025) para criar mais 54 cargos na estrutura da Polícia Militar do Paraná (PM). O objetivo é viabilizar a implantação de mais dois batalhões – um em Curitiba (33º) e outro em Almirante Tamandaré (34º) – e o 7º Comando Regional em Pato Branco, no Sudoeste do Estado.
A estimativa é que o custo dos novos cargos seja de R$ 7,7 milhões por ano. Com a mudança, o efetivo da PM no Paraná passará a ser de 23.576 policiais.
As 54 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 24 para praças, sendo 12 para sargento e outras 12 para 1º sargento; e 30 para oficiais, sendo uma para coronel, três para tenente-coronel, oito para major, dez para capitão e oito para 1º tenente.
Segundo a justificativa do projeto, a reestruturação tem a finalidade de reforçar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, conferindo “agilidade às ações exercidas pela Polícia Militar do Paraná”.
Há, ainda, um concurso público em andamento para 2 mil policiais militares para todas as regiões do Estado. As provas serão aplicadas em 12 cidades no dia 29 de junho: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.