O Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais conceituados do Brasil, divulgou seu levantamento eleitoral de maio em relação à disputa pela Presidência em 2026. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), teve seu nome testado nos seis cenários de primeiro turno.
O paranaense, que tem ampliado suas viagens pelo País para se tornar mais conhecido, fica estável em terceiro lugar em todas as simulações perguntadas aos eleitores, variando numericamente (sem considerar a margem de erro) entre 7 e 12% das intenções de voto.
Ratinho Junior fica sempre à frente de dois dos seus adversários diretos na luta pela “terceira via” (excluíndo Lula e Bolsonaro/família), vencendo os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). No entanto, perde por 21 a 11% quando o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) é oferecido aos eleitores. Veja os cenários completos abaixo:


Dados da pesquisa
A pesquisa do Datafolha de maio foi feita entre os dias 10 e 11 de junho, com entrevistas presenciais com 2.004 eleitores, distribuídos em 136 municípios. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.