A Universidade Federal do Paraná (UFPR) prorrogou até 20 de junho as inscrições para o Vestibular 2026 — o prazo terminaria nesta sexta-feira (06). A medida atende a um pedido da comunidade interna da instituição, que leva em conta o fato de unidades fora de Curitiba estarem ainda realizando eventos de divulgação de seus cursos.
Os interessados em concorrer a uma das 5.313 vagas de 143 cursos devem fazê-lo pelo site do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), no qual também é possível gerar o boleto da taxa de inscrição. O pagamento da taxa, no valor de R$ 195, pode ser feito até 23 de junho.
Pelo menos 50% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro dessa percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até 1 salário mínimo mensal por pessoa da família), pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é para a ampla concorrência. A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência.
Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por videoconferência. Indígenas, quilombolas e pessoas com de baixa renda e com deficiência devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição. Essa documentação será analisada por bancas específicas para cada grupo.
LEIA TAMBÉM: Aparição de baleias-jubarte no Litoral é sinal de recuperação da espécie
A instituição alerta que os candidatos enquadrados em uma ou mais categorias devem ficar atentos aos prazos aos procedimentos necessários e prazos para confirmar a inscrição nessas categorias:
- 20 de junho (meio-dia) – prazo final para que candidatos das categorias indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência enviem os documentos comprobatórios
- 25 de junho – prazo final para que candidatos da categoria baixa renda enviem os documentos comprobatórios
- 23 de julho – publicação da relação de candidatos convocados para a banca de validação da categoria pretos e pardos.
Provas
A ampliação do período de inscrições não muda a data das provas do Vestibular 2026. A primeira fase, que consiste na prova de Conhecimentos Gerais, está confirmada para o dia 5 de outubro, em 11 cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.
A segunda fase acontece nos dias 30 de novembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 1º de dezembro (provas específicas, apenas para cursos que têm essa exigência), nas mesmas cidades da primeira fase, exceto por Matinhos. Nesse caso, os candidatos realizarão as provas em Pontal do Paraná.
O prazo para solicitação de atendimento especializado nos dias de prova, porém, foi alterado. Os candidatos podem fazer o pedido até o dia 20 de junho, por meio de formulário específico no site no NC.
A divulgação do resultado final do Vestibular 2026 está prevista para o dia 16 de janeiro.
Imagem de Eiti Kimura/Flickr.