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Ainda sem pedágio, CCR PRVias e EPR Iguaçu iniciam operações nas rodovias dos lotes 3 e 6

Trecho entre Ponta Grossa e Mauá da Serra da BR-376 é um dos que passam a contar com serviços da CCR PRVias a partir de sexta (16). Foto: Gabriel rosa/Agência Estadual de Notícias

A partir da zero hora desta sexta-feira (16), as concessionárias CCR PRVias e EPR Iguaçu começam a operar nas rodovias do Paraná. Inicialmente, os trabalhos vão envolver serviços de atendimento aos motoristas e obras para recuperação da malha viária e da sinalização, reforço da segurança e aprimoramento do atendimento aos usuários. Conforme as concessionárias, ainda não há previsão para o início da cobrança de pedágio nas rodovias — porém, em março, representante da PRVias estimava que isso aconteceria em junho.

Estarão sob responsabilidade da CCR PRVias, que arrematou o lote 3 das Rodovias Integradas do Paraná, trechos da BR-369, BR-373, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, totalizando 569 quilômetros. As rodovias fazem parte da Malha Norte, conectando o Norte do Estado ao eixo da BR-277 e ao Porto de Paranaguá.

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Neles, estarão disponíveis aos usuários uma frota de 60 viaturas (13 de inspeção de tráfego, 7 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 4 caminhões-pipa para combate a incêndios, 3 viaturas para captura de animais, 3 veículos para supervisão de pista e 12 ambulâncias de atendimento pré-hospitalar (APH), das quais 4 são Unidades de Suporte Avançado), além de 13 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), atendimento pelo telefone 0800 376 0000 e informações sobre as condições das vias pelo aplicativo da concessionária.

Já nos 662 quilômetros que compõem os trechos arrematados pela EPR Iguaçu (lote 6), a frota será composta por 15 ambulâncias, 9 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 19 viaturas de inspeção, 3 caminhões pipa e 3 caminhões boiadeiro. Os serviços de socorro médico e mecânico poderão ser acionados pelo número 0800 277 0163.

O lote é composto por trechos das rodovias BR-277, BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PR-280 e PR-158, que passam por 31 municípios do Oeste e Sudoeste do Estado.

Com o início da operação das concessionárias, o Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), deixa oferecer serviços de atendimento ao usuário nos trechos. De 2022 a 2025 foram mais de 37 mil atendimentos com investimento superior a R$ 100 milhões. Os serviços prestados pelo DER seguem em andamento no antigo Anel de Integração que ainda não passou por concessão, com trechos que envolvem os lotes 4 e 5.

Duplicações e obras maiores

Ao longo dos próximos 30 anos de concessão para a CCR PRVias, estão previstos investimentos de cerca de R$ 16 bilhões em serviços, obras de ampliação, modernização e tecnologia. Conforme previsto em contrato, inicialmente, o foco será no reparo e na recuperação. As duplicações e grandes intervenções estão previstas para o terceiro ano de contrato.

Entre as principais obras estão 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as novidades está o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão, e o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376. Já Ponta Grossa ganhará dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.

O lote 3 também vai concluir a duplicação da Rodovia do Café (BR-376), entre Mauá da Serra e Ponta Grossa. Serão duplicados 52,58 quilômetros da BR-376, divididos em quatro segmentos, passando por Mauá da Serra, Ortigueira e as proximidades de Imbaú.

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No lote 6, sob responsabilidade da EPR Iguaçu, estão previstos R$ 13 bilhões de investimentos em obras de infraestrutura. O projeto contempla 462,4 km de duplicações, 31,4 km de faixas adicionais e 87,1 km de vias marginais, atendendo regiões fundamentais para o agronegócio e a logística nacional.

As obras de recuperação do pavimento, sinalização e serviços de drenagem, obrigações do primeiro ano de contrato, já iniciaram no Sudoeste. No Oeste, a concessionária já mapeou os pontos emergenciais e iniciou reparos e melhorias tanto na BR-277 quanto na BR-163. As obras de duplicação de pistas devem iniciar no terceiro ano do contrato e das faixas adicionais, no sétimo ano.

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