Até o próximo dia 18, o Parque Internacional de Maringá recebe a Expoingá 2025, evento que, há 50 anos, reúne expositores, visitantes e profissionais do agronegócio, da indústria e do comércio — e que neste ano tem como tema “O Agro Conecta”.
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (9), mas desde às 14 horas desta quinta-feira (8) os interessados já podem visitar as exposições agropecuárias, tecnológicas e gastronômicas. Nesta noite, também haverá o primeiro show da programação, com a dupla Zé Neto & Cristiano, a partir das 22h30.
Além deles, sobem ao palco da Expoingá Luan Santana, Simone Mendes, Rio Negro & Solimões e outros. No fim de semana de 17 e 18 de maio, o evento terá ainda um rodeio. Os ingressos — tanto para a feira quanto para os shows — estão à venda online pelo site Guichê Web e em pontos físicos em Maringá.
Confira a programação e o horário dos shows:
- 08/05 (quinta): Zé Neto & Cristiano – 22h30
- 09/05 (sexta): Luan Santana – 22h30
- 10/05 (sábado): Simone Mendes – 22h30
- 11/05 (domingo): Rio Negro & Solimões e Hugo & Guilherme – 1º Show: 22h30 | 2º Show: 00h30
- 12/05 (segunda): Duda Bertelli e Luan Pereira (show de aniversário de Maringá, gratuito, em parceria com a Prefeitura) – 20h
- 13/05 (terça): Padre Reginaldo Manzotti – 19h
- 15/05 (quinta): Lauana Prado e Matuê – 1º Show: 22h30 | 2º Show: 00h30
- 16/05 (sexta): Henrique & Juliano – 22h
- 17 e 18/05 (sábado e domingo): Rodeio Oficial da Expoingá 2025 – 20h
Outras atrações
Na área expositiva, uma série de atrações deve chamar a atenção dos visitantes. Entre elas está a Fazendinha, coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Adapar, Ceasa, Sanepar, Prefeitura de Maringá, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O espaço ocupa 9 mil metros quadrados e reúne 11 unidades didáticas que apresentam tecnologias e soluções para o campo, como hortas sustentáveis, biofertilizantes, sistemas de energia solar, plantio direto de hortaliças, turismo rural e até uma réplica de casa de colono dos anos 1950. No local também acontece uma feira com produtos da agroindústria familiar e cooperativas locais.
Outros órgãos do governo do Estado também estarão presentes, como a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que participa com ações educativas sobre sanidade animal e vegetal e seminários técnicos, a Sanepar, que vai apresentar o Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto e a Secretaria de turismo, que terá um estande com 70 expositores que vão apresentar produtos turísticos que todas as regiões do Estado.
Exposição, julgamento e leilões de animais
A feira também deve contar com a presença de cerca de 5 mil animais em exposição, julgamento e leilões, destacando o melhor da genética de bovinos, equinos e ovinos. Este ano, além das tradicionais raças, a feira contará com a volta das presença das raças Angus e Ultrablack, além de 10 leilões programados e a realização da Prova de Ganho de Peso (PGP) da raça Nelore, exposição nacional da raça Charolês e da raça Texel.