Uma cerimônia nesta quarta-feira (7) marcou a conclusão da expansão da fábrica da Continental em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Com investimento de R$ 175 milhões, a multinacional alemã ampliou sua produção de correias transportadoras de alta resistência.
A unidade ganhou 7 mil metros quadrados, chegando a um total de 49 mil metros quadrados de área construída. Com a ampliação, a fábrica atenderá toda a América do Sul com correias transportadoras de cabos de aço com resistência entre 6.000 e 10.000 Newton/milímetros.
A expansão da fábrica, que contou com recursos do programa Paraná Competitivo, foi guiada pela crescente demanda por projetos de infraestrutura e energia na América do Sul, que exigem matérias-primas minerais como minério de ferro e cobre. Por serem materiais muito pesados, estes minerais precisam ser transportados por correias muito potentes, com alta resistência. Os sistemas produzidos na empresa também poderão ser usados em projetos de expansão portuária, que precisam de correias transportadoras resistentes.
De acordo com a Continental, a ampliação da planta ajudará a reduzir os prazos de remessa de produtos e a atender melhor às necessidades dos clientes na América do Sul, o maior mercado regional do mundo para correias de cabo de aço pesado.
“Ao aprimorar nossa capacidade de produção, reforçamos nossa habilidade de fornecer correias transportadoras de alta qualidade e alto desempenho que atendem às necessidades em constante evolução dos nossos clientes em toda a América do Sul. Esse investimento reforça nossa dedicação em estabelecer novos padrões para o setor e fortalecer nossa presença regional”, afirmou o CEO da área de negócios ContiTech, Philip Nelles.
As novas linhas de produção contam com tecnologias avançadas de mistura de borracha, calandragem, vulcanização e inspeção para garantir qualidade e eficiência em todas as etapas do processo. O investimento amplia a eficiência, a durabilidade e o desempenho no setor de correias transportadoras.
“Ao produzir as correias transportadoras de cabo de aço mais resistentes do mundo, estamos não apenas respondendo à crescente demanda por soluções de alta resistência, mas também estabelecendo novos parâmetros de desempenho e confiabilidade no setor”, complementou o CEO da ContiTech USA e responsável pela área Industrial Solutions Américas, Andreas Gerstenberger.
Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2024, a Continental registrou vendas de 39,7 bilhões de euros em todo o mundo, e atualmente emprega cerca de 190 mil pessoas em 55 países diferentes.
Além das correias transportadoras, a fábrica da Continental em Ponta Grossa, inaugurada em 1999, produz correias de transmissão automotivas para veículos leves e pesados, correias industriais de transmissão com foco no segmento agrícola, sistemas antivibração para veículos leves e pesados e sistemas de transmissão de fluídos para veículos leves.
A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.
Apoio do programa Paraná Competitivo
O programa Paraná Competitivo, ao qual o investimento da Continental integra, é coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e pela Invest Paraná, agência de captação de investimentos para o Estado. O principal objetivo do programa é fomentar a economia do Paraná, atraindo novos investimentos nacionais e internacionais que gerem emprego, renda e riqueza. O diferencial é que ele permite que empresas enquadradas pleiteiem incentivos fiscais sustentados pela legislação vigente, sem configurar renúncia fiscal.
Por meio do programa, empresas que tenham projetos de implantação, expansão, diversificação ou reativação no Estado recebem incentivos como o parcelamento do ICMS incremental, diferimento do ICMS nas operações de energia elétrica (Copel) e gás natural (Compagas), além da possibilidade de transferência de créditos próprios de ICMS para aquisição de ativos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias