Estão previstas para começar neste mês de maio as primeiras obras de duplicação das rodovias pertencentes ao lote 1 das concessões, sob responsabilidade da Via Araucária. As primeiras intervenções, já autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serão feitas no Contorno Norte de Curitiba (PR-418, km 5 ao 16). O início das obras depende, porém, da emissão de licença de instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT), que, de acordo com a concessionária, deve ocorrer nos próximos dias.
Nesta primeira etapa, serão 16,76 quilômetros de duplicação na PR-418, conforme detalhamento apresentado pelo Governo do Estado. As obras incluem um novo viaduto na altura do quilômetro 12, com objetivo de facilitar a ligação entre o Jardim Dourados e o Jardim Giannini, em Almirante Tamandaré, um novo acesso à Avenida Francisco Gulin, na região norte da capital, e novos segmentos de vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
A empresa também espera iniciar a duplicação em trechos da PR-423 e da BR-277 até julho. Conforme cronograma definido em contrato, até o início de 2027, a Via Araucária deve entregar cerca de 70 quilômetros de obras de duplicação e nove quilômetros de faixas adicionais e marginais, além de novos viadutos e acessos às cidades cortadas pelas rodovias.
Segundo a concessionária, o trabalho nestes trechos será realizado em várias frentes, com máquinas trabalhando em diversos trechos das rodovias. Para reduzir os impactos aos motoristas, as intervenções no tráfego serão planejadas e a interrupções no trânsito serão feitas, quando necessário, em horários de menor movimento, com comunicação prévia pelos canais de comunicação da Via Araucária. A empresa informa ainda que as obras serão executadas por duas empreiteiras paranaenses.
BR-277 e PR-423
As duplicações previstas para começar em julho serão nos trechos do km 164 ao 175 da BR-277, na região de Palmeira, e do km 9 ao 35 da PR-423, entre Araucária e Campo Largo. Além delas, serão construídos quatro novos viadutos sobre a rodovia, sendo dois em Palmeira, nos quilômetros 168 e 172, e outros dois em Irati, nos quilômetros 257 e 261.
A concessionária também construirá um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com estacionamento, sanitários, chuveiros e espaço para alimentação, entre outras estruturas de apoio. O espaço ficará localizado ao lado do Posto Benedita, em Irati, e poderá ser acessado tanto pelo estabelecimento comercial quanto pelo novo viaduto a ser instalado no quilômetro 261 da rodovia.
Na PR-423, que liga Araucária e Campo Largo, estão previstos quase 26 quilômetros de duplicações. Nestes trechos, serão construídos dois viadutos em substituição aos atuais cruzamentos em nível, para trazer mais fluidez ao trânsito e segurança aos motoristas que trafegam pela região.
Um deles ficará localizado no quilômetro 10, em Araucária, e permitirá a ligação direta, sob a rodovia, entre a Avenida das Nações e a Rua Luíz Armando Ohpis. O outro, a ser instalado no quilômetro 33, em Campo Largo, permitirá o acesso direto entre a Rua Teodoro Augustyn e a Estrada de Balsa Nova.
As duplicações no restante do trecho sob responsabilidade da Via Araucária seguirão um cronograma progressivo:
- 4º ano: 52,7 km (Palmeira e Irati);
- 5º ano: 43,2 km (Palmeira, Irati e Campo Largo);
- 6º ano: 32,9 km (Irati);
- 7º ano: 39,15 km de faixas adicionais (Campo Largo).
Confira imagens dos projetos







Lote 2
Nas rodovias do lote 2, concedidas à EPR Litoral Pioneiro, as duplicações devem começar no segundo semestre de 2025. A informação foi dada pelo diretor-presidente do Grupo EPR, Marcos Moreira, em audiência pública realizada em março na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento marcou o aniversário de primeiro ano da retomada da cobrança dos pedágios no Estado. Conforme a concessionária, o momento atual é de elaboração dos projetos.